Menu fechado

Conheça o Design Sprint, uma metodologia derivada do Design Thinking

O Design Sprint é um método desenvolvido na Google Ventures que une o Design Thinking (Leia “Afinal, o que é Design Thinking”) ao método Ágil para a resolução de problemas de negócio. Um Sprint dura em geral cinco dias, cada um deles aplicado a uma etapa do processo. As equipes entram em imersão no problema que se pretende resolver para que ao final da semana de trabalho tenham uma resposta.
Primeiramente, para se aplicar o Design Sprint é necessário que haja espaço e tempo adequados, o time que estará imerso no processo e, claro, o problema a ser resolvido.
Segunda-feira – Imersão. O primeiro dia é dedicado a alinhar a equipe, entender o problema e discuti-lo de todos ângulos possíveis. É importante que todas as partes da equipe contribuam com informações sobre o problema, uma vez que algumas áreas podem saber de coisas que outras não sabem. Assim, alinhar a equipe faz com que todos comecem com o mesmo conhecimento sobre o desafio.
Terça-feira – Ideação. Nessa fase, as ideias são levantadas individualmente por cada pessoa da equipe e detalhadas no papel. O ambiente tem de ser propício para a concentração e a inspiração dos integrantes.
Quarta-feira – Decisão. Como não é possível prototipar e testar todas as soluções levantadas, as ideias, após serem apresentadas, são filtradas por meio de votação. Depois, já é possível criar um storyboard da solução escolhida antes de ir para a prototipação.
Quinta-feira – Prototipação. Esse dia precisa ser extremamente produtivo, por isso é importante a organização das tarefas para que o tempo não seja desperdiçado. O protótipo criado nessa fase tem de ter os elementos essenciais para que a solução consiga funcionar para ser testada.
Sexta-feira – Validação. No último dia do Sprint, o protótipo é apresentado a seus potenciais usuários que devem interagir com o produto e dar um feedback sobre sua experiência com a solução. Ao final do dia, a equipe se reúne e decide, com base nos resultados com os usuários, se a solução vai persistir ou se precisa ser reformulada.
O Design Sprint pode ser aplicado a resolver diversos problemas das corporações. Você ainda está em dúvida de como essa metodologia pode ajudar no desafio da sua empresa? Então, baixe o ebook e leia sobre como algumas empresas utilizaram o Design Thinking em prol de seus negócios.
 

Post relacionado