Menu fechado

Assessment revela o percurso da jornada entre a realidade atual e o crescimento exponencial

O especialista da Singularity University, Salim Ismail, defende a tese de que a sobrevivência no mundo do crescimento tecnológico exponencial começa com uma boa dose de realidade e um impulso fundamental à capacidade de adaptação. É uma forma moderna do aforismo grego “Conhece a ti mesmo”, que, se obedecido à risca, teria as condições ideais de conduzir uma organização a um forte ritmo de expansão a partir do momento em que a informação se tornou a base da economia.
Ismail afirma que as empresas precisam estar sempre atentas às novíssimas tecnologias para saber em que medida elas podem impactar seus negócios. Além disso, elas têm que avaliar o custo do legado e manter a liderança sempre atualizada.
Parecem exigências simples e básicas, mas que se transformam em tarefas complexas quando precisam ser executadas em meio às exigências do dia-a-dia. As responsabilidades com a entrega dos trabalhos, a redução de custo, o aumento da lucratividade e a administração das demandas geradas por estas tarefas empurram sempre para depois a avaliação sobre a realidade atual da estrutura de TI da empresa frente aos desafios que ela se propõe a enfrentar no futuro.
É neste contexto que as técnicas de Assessment Technology ganham espaço a cada dia. Elas têm como finalidade a antecipação, identificação e avaliação de possíveis impactos que a inserção de uma nova tecnologia pode causar em uma organização.
Por meio delas, é possível dimensionar com antecedência a viabilidade de implementar uma inovação, os custos que ela vai acarretar e, principalmente, se não existem outras tecnologias, inclusive já instaladas e à disposição, capazes de fazer o mesmo trabalho com custos menores.
Mudanças tecnológicas sempre envolvem diretamente aspectos de competências, limitações de equipes e a esfera cultural das empresas. Sem observar estes pontos, um projeto aparentemente promissor pode resultar em um retumbante fracasso sem que se tenha, se quer, a consciência do motivo pelo qual aconteceu o naufrágio.
Sem conhecer a si mesmo. Sem saber como a empresa se encontra hoje, qualquer projeto que prometa levá-la a um patamar diferente e melhor no final do próximo ano se transforma em uma aposta perigosa numa capacidade de flexibilização que, segundo o especialista da Singularity University, a maioria das empresas tradicionais não possuem.
Um projeto bem executado de assessment oferece justamente a dose exata de realidade que Ismail aponta como uma das colunas de sustentação para a construção de um projeto sustentável de crescimento exponencial.
Com essa dose bem administrada, o impulso à capacidade de adaptação, que é a outra coluna, torna-se um ato seguro e calculado para alcançar distâncias compatíveis com as condições da companhia em cada momento.
A equipe de Assessment da 7COMm tem desenvolvido inúmeros processos junto a companhias dos mais variados segmentos e possuidoras das mais diferentes realidades. Se sua organização precisa conhecer a si mesma. Nos procure e vamos projetar o crescimento exponencial juntos.

Post relacionado