O Open Banking, que irá integrar todo o ecossistema financeiro (bancos tradicionais e digitais, fintechs, plataformas de pagamentos e outros), vai permitir ao consumidor controlar suas finanças de maneira integrada. O cliente não vai mais precisar acessar o aplicativo de cada banco ou instituição financeira para visualizar o seu histórico de transações, aplicações e serviços. Isso porque todas as informações estarão reunidas em um único local. Dessa forma, a gestão das finanças será simplificada. E o mais importante: os dados do cliente não mais serão domínio da instituição financeira da qual é correntista, porque estarão disponíveis (mediante autorização) para todas as outras, acirrando a competitividade no setor.
Informações compartilhadas dos clientes são esteira para fidelização
Considerando que o histórico da vida financeira do cliente, hoje de propriedade do banco em que possui conta, passará a ser compartilhado com todo o ecossistema integrante do Open Banking, abre-se um amplo leque de possibilidades para o oferecimento de diversos serviços e produtos sob medida pelos concorrentes. Uma fintech, por exemplo, poderá acenar para o consumidor com uma taxa de crédito mais atraente, ou de financiamento ou seguro, pois terá acesso ao seu perfil financeiro. Correntistas e não correntistas poderão receber uma análise de suas movimentações financeiras, ofertas, cotações de produtos, tudo isso alinhado à sua real necessidade, aos seus padrões de comportamento em compras e até alertas sobre custos. É uma nova era de produtos e serviços altamente personalizados, verdadeiras esteiras para fidelização, apoiada na melhor experiência do consumidor.
O ganha-ganha para instituições financeiras e clientes
- O cliente será empoderado, pois passa a ter o controle do compartilhamento das suas informações financeiras
- Os dados serão amplamente compartilhados, de modo seguro e automático
- A competitividade estará acirrada no ecossistema financeiro com iguais oportunidades
- O ambiente colaborativo será fortalecido no ecossistema financeiro evoluído
- A personalização vai ser mais assertiva nos produtos e serviços, apoiada no acesso ao histórico financeiro do cliente e suas preferências
- A melhor experiência do cliente e sua consequente fidelização serão uns dos muitos frutos
- Haverá mais transparência na gestão das informações do cliente
- A centralização de todos os produtos e serviços contratados em um único app será um salto na conveniência
- Gerenciamento simplificado de receitas e despesas, dívidas e investimentos, irá contribuir para a saúde financeira dos clientes e consequentes resultados para as instituições
- O mercado apresentará mais igualdade de oportunidades entre empresas concorrentes, já que poderão acessar o histórico de diferentes consumidores e criar ofertas inovadoras
- Haverá ampliação das opções de crédito, mais variedade de condições de pagamento e consequente facilidade com taxas reduzidas
Mais flexibilidade e oportunidades com o Open Banking
O Open Banking, que irá funcionar a partir de 30 de novembro de 2020, com conclusão prevista pelo Banco Central para até outubro de 2021, promete reduzir a burocracia e agilizar processos, beneficiando o consumidor. E com o uso de APIs, haverá redução no número de intermediários para executar variados processos e com isso bancos e instituições minimizarão custos. As instituições também serão beneficiadas com a possibilidade de diversificar suas fontes de receita, porque irão expandir os canais para oferecer seus produtos.
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