Menu fechado

Pagamentos Instantâneos serão protagonistas no CIAB FEBRABAN 2019

Após terem sido por algum tempo tratados como assunto periférico, daqueles que merecem atenção, mas que podem esperar, os chamados pagamentos instantâneos têm tudo para assumir a condição de protagonistas nos debates que acontecerão durante a realização do CIAB FEBRABAN 2019, o maior congresso de tecnologia para a indústria financeira da América Latina, que acontecerá em junho e contará mais uma vez com a tradicional participação da 7COMm.
O maior indício deste ganho de relevância do tema foi o evento realizado no início de abril, quando o Banco Central uniu, pela primeira vez, representantes de dois grupos de trabalho formados para discutir negócios (produtos) e requisitos técnicos de funcionamento (segurança, padronização de serviços, redes de conectividade) do sistema brasileiro de pagamento instantâneo.
Na sequência, o tema foi tratado como assunto de capa da edição 80 da revista CIAB FEBRABAN.
Mais recentemente, na semana passada, começaram a surgir iniciativas das instituições financeiras tentando se antecipar ao que parecer ser um processo irreversível.
A revista Isto É Dinheiro e outras publicações informaram que o Itaú, por exemplo, lançou a plataforma de pagamentos instantâneos Iti, que funciona através de QR Code e permite fazer transferências sem cobrança de taxas via celular entre cliente e empresa ou mesmo entre pessoas físicas 24 horas por dia. Para a operação, não é necessária maquininha ou cartão físico.
A reportagem informa que outras empresas brasileiras já lançaram sistemas semelhantes, como a Cielo, que já permite pagamentos desse tipo para clientes do Banco do Brasil e Bradesco. Outros exemplos são a plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre, e os aplicativos de entrega Rappi e iFood.
A verdade é que bancos e empresas de toda a cadeia produtiva do setor financeiro já investem em infraestrutura, tecnologia e discussões técnicas para padronizar e organizar o novo serviço.
A FEBRABAN informa que o sistema nacional de pagamento instantâneo está sendo discutido e desenvolvido em um Fórum Executivo Permanente criado pelas áreas de Política Monetária e Administração do Banco Central.
A cada 45 dias, os grupos técnicos devem se reunir em São Paulo ou Brasília, e as decisões serão levadas para um comitê consultivo, criado para subsidiar o BC na definição de regras para os pagamentos instantâneos.
Em comunicado enviado à imprensa, a FEBRABAN comentou que em breve, os brasileiros poderão enviar e receber dinheiro em até 10 segundos, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de um sistema nacional de pagamento instantâneo. Isso em três cliques, no máximo, com uma transação mais rápida do que abrir a bolsa, pegar a carteira e pagar em dinheiro. Tudo feito de uma forma tão simples como enviar uma mensagem para um amigo por meio de um aplicativo no telefone celular.
A 7COMm acompanha de perto a evolução do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil, e como pioneira no desenvolvimento de ferramentas de pagamentos por meio de QR Code, se coloca como parceiro estratégico ideal para auxiliar as empresas na criação de suas estratégias para esta nova revolução na forma de pagar. Estaremos no CIAB para falar sobre este e todos os outros assuntos.
Será um prazer te receber em nosso stand. Clique aqui para receber um convite GRATUITO.  
 

Post relacionado