Menu fechado

Diretores de TI devem mudar suas ações para serem líderes

Diretores de TI devem mudar suas ações para serem líderes

O Gartner, uma das mais conhecidas empresas no segmento de pesquisas sobre negócios e internet, realizou um estudo para identificar o que estão pensando os CIOs (os diretores de TI de empresas) sobre as suas ações no mercado atual. O resultado obtido é bastante surpreendente, principalmente pelo fato de que esses executivos entendem que devem mudar seu modo de pensar e trabalhar para alcançar sucesso através da internet.
Para que fosse possível levar a pesquisa adiante, o Gartner trabalhou com executivos de 84 países, totalizando quase 3 mil pessoas e US$ 397 bilhões em orçamentos. Na espécie de conversa que se deu, a conclusão comum é a de que a internet e os meios digitais já não são algo que deve ser considerado periférico, mas central, reunindo grande parte dos esforços e investimentos de uma determinada companhia.

Acompanhando o restante do mundo

O ambiente digital também gera grandes contribuições para os negócios, abrindo as portas para a atual era digital – aquela em que a internet contribui de maneira positiva para as empresas, servindo de ponte de comunicação entre elas e os seus clientes. Além disso, trabalhar de forma digital também permite que as organizações transformem desvantagens em vantagens, atuando de maneiras que antes não eram imaginadas.
Dessa maneira, os executivos ligados à TI não devem ser apenas expectadores dessas mudanças de comportamento que regram a comunicação entre empresas e clientes. Os dirigentes devem mudar a maneira que trabalham, deixando de atuar de modo puramente técnico e partindo para a criação de soluções e novidades tecnológicas. Ainda segundo a pesquisa, os CIOs entendem essa necessidade de mudança e esperam que elas sejam feitas em até três anos para que resultados positivos e importantes sejam alcançados.

Sim, dificuldades existem

Por conta do costume que há em gerir empresas de modo preciso, disciplinado e “quadrado”, o orçamento para a área de TI deve crescer apenas 1% em 2015. Atualmente, a maioria dos entrevistados consegue trabalhar dentro das próprias limitações financeiras, mas este tipo de engessamento pode prejudicar a evolução necessária para que se tire real proveito dos meios digitais.
A tendência é a de que os gestores trabalhem mais focados em visão do que em controle, sendo que a falta de dinheiro pode prejudicar esse andamento. Contudo, espera-se que a formação de líderes de TI (e não apenas chefes) comece a mudar todo esse cenário, colocando a tecnologia de informação em um patamar completamente diferente em um futuro bastante próximo.
 
Fonte: Canaltech
 

Post relacionado