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2020: um ano histórico com desafios inusitados e inovação acelerada

Estamos chegando ao fim de 2020, um ano que entrará para a história. A pandemia  colocou em xeque todas as rotinas, acelerou transformações, mudou hábitos. A tecnologia assumiu o protagonismo e foi  alicerce para a continuidade de muitas atividades, mesmo no cenário de distanciamento social.

Além das mudanças diretamente relacionadas à Covid-19, outras novidades impactaram todo o mercado. Destacamos quatro transformações que movimentaram a área de TI de empresas de diversos setores:

Explosão do E-commerce: Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o comércio eletrônico bateu recordes de crescimento, com  aumento de 47% no faturamento com as vendas online nos primeiros seis meses do ano. Diversas tecnologias apoiam esse crescimento: desde as soluções em nuvem – que oferecem a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para garantir a disponibilidade da infraestrutura com agilidade – até os sistemas de blockchain, que ganharam força na cadeia de suprimentos por sua capacidade de rastreabilidade e de conexão e gerenciamento mais eficientes.

Atendimento virtual: com o isolamento social, a comunicação on-line tornou-se praticamente mandatória em muitos mercados e nas interações sociais. Soluções voltadas à experiência do usuário e sistemas de chatbot brilharam.  Previsões do Gartner indicam que, até 2022, 70% das interações dos consumidores envolverão tecnologias emergentes como aplicações de machine learning, chatbots e mensagens pelo celular. Com o foco no digital, empresas passaram a valorizar e a investir mais para oferecer uma experiência agradável, seja na navegação ou nas interações.

LGPD e Cibersegurança: Em um mundo altamente digital, a questão da segurança da informação ganhou ainda mais importância. Com as pessoas trabalhando, comprando e estudando de forma virtual cresceu a preocupação com a integridade dos dados e dos sistemas. Em 2020, também entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, que estabelece uma série de normas para a manipulação dos dados dos clientes. Esses dois aspectos, que estão diretamente relacionados, têm exigido esforço extra das companhias para se adaptarem.

PIX: O novo Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central entrou em operação, movimentando, especialmente, o segmento financeiro e o varejo. As empresas tiveram de correr para adaptar seus sistemas à nova realidade e esse esforço continua a fazer parte da rotina das companhias, uma vez que o volume de transações por PIX deve crescer significativamente nos próximos meses.

Ao longo de 2021, devemos assistir à consolidação de muitos desses movimentos e a 7COMm está pronta para ajudar empresas dos mais diversos portes a se adaptar e a aproveitar as oportunidades da nova realidade cada vez mais digital. Clique aqui e fale com um especialista.

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