Considerando que a empresa superou o estágio tratado no artigo da semana passada, que é o de ter certeza de que o uso do blockchain não está sendo planejado apenas como fruto do desejo de fazer parte de uma moda passageira, agora ela entra numa outra etapa, mas com um nível de complexidade semelhante. Esta fase é relacionada à tomada de decisão para colocar o projeto em prática.
Ou seja, a companhia entende que faz parte do contingente de 77% de organizações que esperam ter algum tipo de aplicação desta nova tecnologia em funcionamento até 2020, conforme a pesquisa “PwC Global FinTech Report 2017”, mas para que isso aconteça, ela se pergunta: Quais são os primeiros passos? Que caminho seguir?
Segundo especialistas, como os da própria PwC, a primeira atitude a tomar é identificar as áreas de oportunidade. Neste sentido, os alvos devem ser: Definir objetivos e fatores de sucesso e determinar quais produtos ou segmentos oferecem o maior valor para suportar uma validação por meio de uma prova de conceito (POC).
Feito isso, a ação seguinte deve ser a identificação de potenciais parceiros e fornecedores de blockchain com relação à visão, capacidades e necessidade do projeto.
Com a parceria estabelecida, tem início a fase de avaliar a prova de conceito. Este é o momento de conduzir a experimentação da tecnologia em ambiente interativo e coordenar simulações em períodos específicos.
A realização deste verdadeiro plano piloto deve conduzir à construção da lógica e das regras do sistema com base no caso de uso. As simulações permitirão a identificação dos ajustes necessários nas configurações e na lógica, refinando os dados, conforme necessário.
Toda essa movimentação em torno da ideia será o suficiente para gerar métricas como o volume de transações, que levarão à consciência sobre os principais aprendizados. Com base neles, enfim será possível partir em direção ao business case para ser adotado com vistas à expansão.
Então bastará estabelecer um plano de ação para finalizar a implantação do business case do blockchain com prazo para lançamento e início da produção. Depois, só restará as tarefas de implementar este plano e acompanhar a performance.
Basicamente as empresas estão adotando esta jornada porque entendem que o blockchain está se movendo muito rapidamente e, apesar de haver muito potencial a ser desenvolvido, já há um interesse significativo. Desta forma, mesmo que a companhia ainda não tenha uma completa visão sobre sua estratégia referente ao assunto, o indicado é que comece a trabalhar com esta tecnologia para entender o que é possível. Isto pode ter um resultado impactante no sentido de aproveitar os benefícios de ser um pioneiro na adoção do blockchain em um determinado segmento, por exemplo.
A 7COMm se credencia como um dos mais capacitados parceiros no Brasil para ajudar as organizações a percorrer esta jornada. Vamos caminhar juntos. Entre em contato.