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Modelo de negócio define se blockchain é moda passageira na empresa

Modelo e moda são palavras fundamentais no universo fashion, mas que podem ser emprestadas pelo mundo da tecnologia para analisar os reais benefícios da adoção do blockchain pelas companhias. Isto porque, de acordo com o estudo “PwC Global FinTech Report 2017”, em 2020, ou seja, daqui há exatos dois anos, 77% das empresas esperam ter algum tipo de aplicação deste sistema em funcionamento. Apesar disso, um número muito grande de corporações permanece totalmente desconfortável com relação às razões e aos benefícios que essa aplicação trará para suas operações.
Se todo mundo pretende usar, mas nem todos estão seguros de que será realmente benéfico, então é razoável comparar este cenário com momentos da moda nos quais, incentivadas pela mídia, muitas pessoas começaram a usar uma roupa de gosto duvidoso que foi abandonada logo que se percebeu que se tratava apenas de uma situação artificial que costumamos chamar de ‘moda passageira’.
O problema da opção pelo blockchain como moda passageira é que isto consumirá recursos financeiros, grande quantidade de tempo da equipe de trabalho e produzirá redução no ímpeto da empresa pela inovação.
Recentemente, o Chief Strategy Officer da empresa de software para bancos, Temenos, Ben Robinson, abordou o assunto em um artigo publicado no Medium. Segundo ele, a implementação de novas tecnologias sem uma ideia clara do modelo de negócios futuro pode piorar as coisas, pois poderia consolidar práticas existentes.
A razão para isso é que essas novas tecnologias serão implementadas em apoio aos modelos de negócios existentes, e não em busca de novos modelos. Isso significa que as tecnologias digitais são usadas para digitalizar produtos analógicos, em vez de reinventá-los para a era digital.
Para evitar este tipo de erro no que se refere ao uso de Blockchain, a PCW desenvolveu um conjunto de situações nas quais essa tecnologia se encaixa como uma luva. São as seguintes:
1 Quando diversas partes compartilham dados: São operações nas quais vários participantes necessitam visualização de informações em comum.
2 Quando diversas partes atualizam dados: Aplica-se a trabalhos nos quais vários participantes realizam ações que precisam ser gravadas e acontecem mudanças de dados
3 Quando diversas partes verificam dados: Caracteriza-se por serviços que exigem confiança de que as ações realizadas são gravadas e válidas
4 Quando Intermediários adicionam custos e complexidade: Este item é identificado num contexto no qual é permitida a remoção de uma “autoridade central” como detentora dos registros e isso tem o potencial de reduzir custos (taxas) e complexidade (diversas reconciliações)
5 Quando as Interações são sensíveis ao tempo: Possibilita que a redução do atraso de informações traga diversos benefícios ao negócio, como: redução do risco de liquidação, aumento da liquidez)
Os especialistas afirmam que, se essas cinco condições se aplicarem as características da empresa, então o blockchain possui sim potencial de incrementar um negócio. Mas caso a operação não seja claramente associada a quatro desses cinco itens, então, provavelmente escolher blockchain será como comprar uma roupa sem ter a certeza de que ela é bonita, mas apenas porque está todo mundo comprando.
A 7COMm é uma das empresas mais preparadas para desenvolver projetos em blockchain no Brasil. Sua equipe já foi responsável por aplicar a tecnologia como solução para os mais diversos setores. Se sua empresa está namorando o blockchain na vitrine, vamos avaliar juntos se ela cairia bem e como poderia tornar a companhia ainda mais atraente. Entre em contato.

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