Menu fechado

API Manager abre as portas para a inovação e aperfeiçoar o gerenciamento do backoffice

A constante ebulição de soluções, tecnologias, modelos de negócios inovadores faz com que as empresas permaneçam sempre atentas para aproveitar todas as oportunidades possíveis e não perderem o bonde da inovação. Mas fazer isto não é tão simples. Da aprovação de uma nova ideai até sua transformação em produto disponível aos clientes existe um árduo caminho a ser percorrido, principalmente no que se refere à introdução de novas aplicações na infraestrutura tecnológica das empresas.
Afinal de contas, cada novo projeto requer um novo sistema. Após ser desenvolvido ele precisa ser introduzido na arquitetura já existente sem provocar nenhum ruído no funcionamento tradicional da companhia.
Para ser ágil neste processo é necessário o estabelecimento de uma camada de interface para facilitar a comunicação que as empresas consolidadas no mercado há muitos anos, conheciam como “Barramento”.
Atualmente, com uma nova roupagem, a técnica é conhecida de “API Manager” que na prática é um portão de entrada que centraliza os chamados e direciona os dados de diversos lugares para os locais mais adequados, fazendo assim com que a informação esteja unificada tanto do ponto de vista do desenvolvedor como para aos usuários da sua empresa.
O API Manager ou Barramento facilita o controle, uma vez que todas as informações estão no mesmo lugar e para o consumidor final é melhor ainda, pois se antes ele precisava entrar em vários sites, plataformas ou apps, a partir da implementação de um API Manager ele poderá usufruir de um único front-end que contém tudo o que ele precisa, ou seja, otimização, praticidade e simplicidade tudo em um só lugar.
API Manager também funciona como uma espécie de isolamento entre o backoffice e as aplicações. Desta forma, através da criação de APIs, os sistemas passam a ser independentes sem que a interface mude.
Isto permite tanto a introdução de novas aplicações, como um gerenciamento mais eficaz do próprio backoffice a partir do momento em que modificações e atualizações na estrutura interna da companhia não terão impacto no funcionamento dos processos externos.
Resumindo, o API Manager abre as portas para a inovação atuando das seguintes maneiras: Filtro para o tráfego de chamadas dos diferentes meios (web, mobile, cloud, entre outros); Única porta de entrada para as diversas APIs expostas; Roteador do tráfego nas APIs e mecanismo de segurança, com autenticação e log.
A equipe de profissionais da 7COMm tem atuado no desenvolvimento de projetos de API Manager com resultados positivos comprovados tanto em termos de inovação como de aumento da capacidade de gerenciamento do backoffice.
Clique aqui e entenda como desenvolver um ecossistema de serviços e soluções mais adequados de APIs e como isto auxilia no processo de transformação digital de sua empresa.
 

Post relacionado